SIEMACO-Rio

SIEMACO-Rio

Respondendo ao ofício do Siemaco-Rio, que pediu à Comlurb a reabertura das negociações para o Acordo Coletivo deste ano, o presidente da Companhia enviou correspondência ao presidente do nosso Sindicato, companheiro Meireles, nesta quarta-feira dia 5 de agosto, informando que criou um Grupo de Trabalho para analisar as 89 cláusulas da nossa Pauta de Reivindicações.

O presidente Paulo Mangueira garante, em sua carta, que os direitos presentes no atual Acordo Coletivo estão integralmente preservados até a conclusão das negociações e que, tão logo o Grupo de Trabalho elabore uma resposta aos nossos pleitos, as conversas entre o Sindicato e a Companhia terão prosseguimento.

Veja aqui a carta da Comlurb ao Sindicato.

WhatsApp Image 2020-08-05 at 18.34.49.jpeg

Quarta, 29 Julho 2020 15:25

Parceria Siemaco-Rio x Masterclin

O presidente do Sindicato, companheiro Manoel Meireles, enviou ofício à direção da Comlurb no dia 23 de julho pedindo a reabertura das negociações para o Acordo Coletivo deste ano. Ao mesmo tempo, o ofício cobra o cumprimento da implantação definitiva do novo PCCS. Veja o documento.

 

OFICIO 23072020

asseio campanha outubro rosa video cover

Acompanhe as palavras de apoio do presidente para toda a classe trabalhadora de limpeza em seu dia.

Providência do SIEMACO-Rio visa garantir os direitos conquistados no ACT de 2019 enquanto a quarentena preventiva à Covid-19 impede reuniões e assembleias

Companheiros e Companheiras da Comlurb,

No intuito de preservar os nossos benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, a assessoria jurídica do SIEMACO-Rio entrou com uma petição no Tribunal do Trabalho de forma a garantir nossa negociação.

Por ocasião da pandemia do coronavírus e estando suspensos todo tipo de reuniões e assembleias, precisamos garantir tudo o que conquistamos ao longo desses anos.

Manteremos a categoria informada de todos os movimentos nessa negociação.

RJ, 31 de março de 2020.

Manoel Martins Meireles
Presidente do SIEMACO-Rio

Atendimento por celular respeita isolamento e não deixa a categoria sem assistência

Neste período de quarentena preventiva ao coronavírus, os funcionários da fiscalização do Sindicato não interromperam o atendimento aos trabalhadores do Asseio. Fazendo o atendimento em casa, através de teletrabalho, via celular e redes sociais, nossos funcionários têm recebido ligações de dezenas de trabalhadores que fazem denúncias ou relatam as condições em que desempenham suas funções diante da ameaça mundial do Covid-19.

Grande parte das ligações por celular é de trabalhador da rede hospitalar. Da empresa RPL, CNS e do setor Embratel, os fiscais receberam apelos dos idosos que são funcionários. Também pelo telefone, foi realizado contato com as respectivas empresas que liberaram os trabalhadores com idades acima de 60 anos, pois fazem parte do grupo de risco. Agora, estão afastados temporariamente para evitar contaminação.

No Hospital Cardoso Fontes, que tem como prestadora a empresa Liderança, houve denúncia de que os trabalhadores da área administrativa e da recepção estavam sem EPI´s (luvas, álcool gel e máscara). Imediatamente, a fiscalização do Sindicato fez contato com os responsáveis da empresa, que fizeram reunião de emergência com os funcionários.

“A empresa se comprometeu a fornecer o material de proteção. Enquanto não chega, o próprio hospital já providenciou”, assegurou o secretário geral do Sindicato, Antonio Carlos.

A equipe da fiscalização também já está buscando contato com a empresa HB, pois os maqueiros denunciaram a falta de EPI`s para trabalhar. “A prioridade do Siemaco-Rio é a segurança da nossa categoria. Se antes já nos posicionávamos dessa forma, com o surgimento do coronavírus, intensificamos nossas ações”, destacou Antonio Carlos.

O Sindicato mantém alguns setores funcionando e os trabalhadores que quiserem fazer contato ou denúncia de irregularidades podem ligar para a fiscalização através dos celulares: (21) 981490154, 98901-0126, 98443-7413 ou 99457-3803.

Nosso colega da Comlurb, o gari Felipe, da OG17B, se acidentou trabalhando na coleta. Havia um tubo de imagem de TV no saco de lixo que ele fazia a coleta!

Atendido na Clínica São Matheus, o companheiro recebeu a visita do nosso Diretor Social, Marcos Ferreira, prestando nosso tradicional apoio e solidariedade. Nesses casos, o Sindicato procura saber se o trabalhador está precisando de alguma coisa e como estão as providências burocráticas junto à empresa, inclusive a emissão da CAT - Comunicação de Acidente de Trabalho.

No dia da visita, a gari Glória, lotada na GCC, associada do Sindicato, estava internada na mesma clínica com crise renal e também foi ouvida pelo nosso Diretor Social.

Os trabalhadores ficaram surpresos com a visita de um Diretor do Sindicato, mas este é um dos trabalhos de grande importância feitos pelo Siemaco-Rio.

A Pauta de Reivindicações da categoria, definida em assembleia no último dia 11, foi entregue na 6ª feira, dia 14/2, à direção da Comlurb. A partir de agora começam as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) deste ano. Assim que a negociação evolua e o Sindicato tiver uma posição da Companhia, nova assembleia será convocada.

Veja neste link a íntegra da nossa Pauta para o ACT 2020.

siemaco rio post pauta 2020

Todos à Assembleia dia 30 de janeiro, 5ª feira, às 17h, no Clube Municipal

(Rua Haddock Lobo, 359, Tijuca)

  • Aumento real de salário
  • Condições de trabalho
  • Defesa da Comlurb pública e de qualidade
  • Plano de Saúde

O Sindicato convoca os trabalhadores da Comlurb para a Assembleia de definição da nossa Pauta de Reivindicações para o Acordo Coletivo de 2020. É hora de união, participação e luta, por um ACT que atenda às necessidades da categoria! Vamos juntos!

Manoel Martins Meireles

Presidente do SIEMACO-RIO

Página 1 de 78