Palestra sobre o Câncer de Mama com café da manhã e sorteio de brindes.

DATA: 21/10/2020
HORA: 7 horas

LOCAL: Gerência NG 14i
ENDEREÇO: Av. Monsenhor Félix, 512 - Irajá

*OBRIGATÓRIO USO DE MÁSCARA*

siemacorio iraja

=> Ações do Siemaco-Rio no Outubro Rosa já são uma tradição

O salão do clube dos Servidores, no bairro Cidade Nova, região central do Rio, foi foco de atenção na última sexta-feira 16/10 para o evento em prol da Campanha contra o câncer de mama, realizado pelo SIEMACO-RIO.

Mesmo com a restrição a aglomerações, quase 100 trabalhadoras e garis ocuparam o espaço para receber a mastologista oncológica Dra. Sandra Gioia, especialista do INCA, que mostrou em slides os avanços da medicina, os riscos da doença, o tratamento e, principalmente, as melhores maneiras de tentar evitar o câncer de mama.

A médica explicou de forma direta que o simples fato de ser mulher já é um fator de risco. As trabalhadoras que estavam no salão e os homens da categoria, que assistiram de fora do espaço reservado, tiveram a oportunidade de fazer perguntas, obter esclarecimentos e conhecer muito mais sobre esse inimigo oculto (o câncer) para melhor combatê-lo.

Também houve sorteio de brindes e presentes e uma apresentação surpreendente de um grupo de "pagofunk" formado por homens e mulheres da Comlurb. O grupo musical mostrou os cuidados que a mulher deve ter com as mamas num musical temático e divertido.

Para fechar o evento, o diretor social do Sindicato, Marcos Antonio Ferreira, o Marquinhos, convidou o vice-presidente da entidade, Gilberto Alencar, para dar um depoimento emocionante sobre o momento em que ele descobriu um nódulo na mama. Sim, porque homens também podem ter tumores benignos e malignos na mama. Felizmente para Gilberto, o tumor era benigno. Mas desde então os cuidados e vigilância se tornaram um hábito na casa e na família dele.

"Fizemos esse evento porque queremos diminuir os casos de câncer de mama nas mulheres da nossa categoria. Temos conhecimento de que há companheiras se tratando. Se cada um fizer um pouquinho, ajuda a conscientizar" declarou Marquinhos.

O presidente do Sindicato, companheiro Meireles, lembrou que "temos um amplo contingente de mulheres na categoria e para o Siemaco-Rio esse é um compromisso muito sério: ajudar a conscientização no Outubro Rosa para que as mulheres possam se prevenir e garantir sua saúde".

Página 1 de 42