Terça, 09 Novembro 2021 15:29

SIEMACO-RIO - Novembro Azul 2021

O médico Dasio Lopes e a enfermeira Adriana Babosa foram unânimes sobre a importância do exame preventivo, durante a palestra do evento NOVEMBRO AZUL, do nosso Sindicato, no Clube dos Servidores, nesta sexta 05/11. De acordo com os dois experientes profissionais de saúde, o conhecido exame de toque retal, que ainda desagrada a muitos homens, ainda é o mais eficaz na detecção do câncer de próstata em estágio inicial.

O Dr. Dasio Lopes observou que é extremamente importante conhecer o corpo e os sinais que ele emite quando não se está bem. Médico e professor universitário, Dasio explicou de forma extremamente didática sobre o câncer, como ele se desenvolve e como é possível prevenir a doença.

"São células que nascem e crescem com defeito invadindo outros órgãos, outras áreas do organismo. Mas é possível curar-se no início. Importante é conhecer o corpo e observar o que deixou de ser normal, a partir daquele momento. Em seguida, procurar um médico pra investigar. Em muitos casos de câncer, se diagnosticado no início, a chance de cura chega a 90%", afirmou.

Dr. Dasio também falou um pouco sobre o câncer de intestino, que tem crescido muito e causado óbitos em centenas de homens e mulheres, pela falta de atenção com a alimentação e com os sintomas, muitas vezes, ignorados pelos pacientes.

A enfermeira Adriana falou sobre o câncer de próstata e sobre a atenção que os homens devem ter, sem preconceito, com o exame. Adriana também alertou que não se deve ter relações sexuais dias antes do exame ou praticar exercícios físicos. "Falo isso em palestras porque, muitas vezes, na correria, o médico pode esquecer desses detalhes comportamentais importantes para quem vai fazer o exame. E reforçando o que o Dr. Dasio afirmou: o diagnóstico precoce, para os homens a partir dos 45 anos, pode salvar inúmeras vidas. O preconceito nunca deve ser barreira pra você se curar ou evitar uma doença tão letal. Previnam-se!", afirmou Adriana.

Como de costume, o evento contou com a participação do grupo musical Chegando de Surpresa, formado por garis, e, também, com a presença do gari Renato Sorriso. Além da boa música, os trabalhadores tiveram um delicioso café da manhã e ganharam brindes no sorteio realizado pelo diretor social do SIEMACO-RIO e organizador do evento, Marcos Ferreira.

Sindicato de olho no Plano de Saúde

Pouco antes da abertura do evento NOVEMBRO Azul, o presidente Meireles e o secretário geral Antônio Carlos deram vários esclarecimentos sobre o novo plano de Saúde da Comlurb e garantiram que todos os trabalhadores prejudicados já estão recebendo ampla assistência administrativa e jurídica do Sindicato.
"Estamos com nossos celulares à disposição 24 horas até que haja a normalização do serviço. Os trabalhadores prejudicados terão todo o apoio jurídico do Sindicato para ressarcimento de qualquer prejuízo causado por falha na prestação de serviço", garantiu Meireles.

Da diretoria efetiva também prestigiaram o evento o diretor Olimpio Barroso e o vice-presidente Gilberto Alencar.

 

 

Página 1 de 49