O Siemaco-Rio encerrou nesta quarta-feira, dia 23, as ações voltadas para a campanha Outubro Rosa. O evento aconteceu no Largo da Carioca e chamou a atenção das pessoas que durante a manhã passaram pelo local. Trabalhadoras do segmento de Asseio e da Comlurb foram presenteadas com autorizações para realização de exames de ultrassonografia mamária e de consultas ginecológicas nas clínicas conveniadas ao nosso Sindicato.

O evento no Largo da Carioca contou também com a parceria firmada entre o Siemaco-Rio e o Instituto Embelleze. Foram oferecidos gratuitamente serviços de embelezamento como barbearia e corte de cabelo para os homens e designer de sobrancelhas para as mulheres. Lacinhos cor de rosa - símbolos da campanha, também foram distribuídos ao público em geral que elogiou a iniciativa do Siemaco-Rio. Várias trabalhadoras e trabalhadores acabaram se associando ao Siemaco-Rio após conhecerem os benefícios que a entidade oferece.

Desde o início do mês de outubro diversas atividades foram realizadas dentro e fora do Siemaco-Rio visando mobilizar e conscientizar as mulheres da nossa categoria para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Terminada a campanha Outubro Rosa, o Siemaco-Rio já está se organizando para o Novembro Azul.

O diretor-social do Siemaco-Rio, Marcos Ferreira, ficou muito feliz e satisfeito com os resultados obtidos na campanha Outubro Rosa e frisou a importância de estender as ações de conscientização para o Novembro Azul.

- Não poderíamos deixar de apoiar e de ser multiplicador dessas campanhas tão importantes. A difusão da informação é fundamental. Vamos começar agora mais uma missão que é sensibilizar o público masculino sobre a prevenção do câncer de próstata. Sabemos que ainda existe muitas dúvidas e resistência por isso a importância do nosso trabalho de conscientização - finalizou Marcos Ferreira.

Benefício Social Familiar é uma conquista dos trabalhadores do Asseio

Mais uma trabalhadora foi sorteada e ganhou um smartphone oferecido pelo Benefício Social Familiar (BSF). Desta vez, a sorte grande foi da Rosilene de Souza, funcionária da empresa Super Clean Serviços Ltda. O primeiro sorteio, ocorrido no mês de agosto, também premiou uma mulher. O BSF é um programa de benefícios conquistado pelo Sindicato para os trabalhadores e Rosilene nem acreditou quando foi comunicada do resultado do sorteio. O benefício é destinado aos associados das empresas privadas de Asseio do Município do Rio.

A entrega do aparelho celular aconteceu na terça, 22 de outubro, pelas mãos do presidente do Sindicato, Manoel Martins Meireles. Também acompanharam a entrega do prêmio, o diretor social do Sindicato, Marcos Ferreira, o secretário-geral Antonio Carlos, o vice-presidente Gilberto Alencar e os diretores Luciano David, Olímpio Barroso e Fátima. Todos aprovaram a iniciativa do BSF.

Para participar dos sorteios, basta baixar o aplicativo do BSF, conforme o quadro que segue junto com esta matéria. Siga o passo a passo e concorra você também, trabalhador e trabalhadora do Asseio!

Dando prosseguimento à campanha Outubro Rosa deste ano, o Siemaco-Rio junto com a Superintendência Regional Oeste, LRO, da Comlurb, realizou na sexta-feira, dia 18, em suas dependências, importante evento com o objetivo de alertar as trabalhadoras da companhia sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente do câncer de colo do útero.

Foram apresentadas palestras educacionais oferecidas pela enfermeira Aline Nunes e pela agente comunitária Renata Nunes, da Clínica da Família Dalmir de Abreu Salgado, além da assistente social Elaine de Araújo, da Prefeitura do Rio. O evento contou também com aula de alongamento ministrada pelo professor de Educação Física, Adriano Francisco, que trabalha na gerência de Bangu (OG17B).

Na ocasião as consultoras da linha de cosméticos Mary kay realizaram, gratuitamente, limpeza de pele e maquiagem em várias trabalhadoras. O diretor-social do Siemaco-Rio, Marcos Ferreira, idealizador das ações do Outubro Rosa deste ano, entregou brindes e fez diversos sorteios.

Na próxima quarta-feira, dia 23, o Siemaco-Rio estará no Largo da Carioca, no Centro do Rio, encerrando as atividades da campanha Outubro Rosa. Entre as atividades, serão oferecidos, através do Instituto Embelleze, serviços de designer de sobrancelhas para as mulheres e serviço de barbearia para os homens.

 

O diretor do nosso Sindicato, companheiro Antonio Nascimento Filho, trabalhador da Comlurb e criador de um projeto de revitalização de praças da Cidade através da reciclagem de PVC, pneus velhos e outros materiais abandonados, recebeu Menção Honrosa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro na ultima segunda-feira, 14 de outubro.

O projeto teve início há cinco anos, em Campo Grande, por iniciativa do Antonio Nascimento e de um amigo, o Júnior Bernardo, ambos da gerência OG18G. Mas a importância da ideia contagiou trabalhadores de outras gerências da Comlurb e agora vários grupos buscam a revitalização de praças em todo o Município.

"Eu tive a ideia desse projeto para recuperar as praças abandonadas usando material reciclável. A ideia era amenizar a situação caótica dessas áreas, onde havia pontos críticos de abandono. Conseguimos e nos superamos. Começamos em Campo Grande e hoje a ideia já se espalhou. Outras praças estão em plena via de recuperação", comemorou Antonio, funcionário da Comlurb há 17 anos e membro da diretoria do SIEMACO-RIO há 9 anos.

O nosso Sindicato iniciou nesta sexta-feira, 11 de Outubro, as ações voltadas para o Outubro Rosa. O evento aconteceu no Clube dos Servidores, no Estácio, e foi marcado com a realização de uma importante palestra ministrada pela Enfermeira do Trabalho, Maria Isabel Silva Santos, que falou sobre os riscos, os sintomas e como se prevenir do câncer de mama. Na ocasião, a especialista alertou sobre a importância da prevenção da doença nas diferentes fases da vida da mulher. Segundo ela, fazer o auto exame é extremamente importante mas não basta. Por isso recomedou que as mulheres nunca deixem de fazer anualmente os exames clínicos e ginecológicos como a mamografia e o preventivo - este detecta precocemente o câncer de colo de útero.

- As mulheres hoje estão deixando de se cuidar e se preocupando demais com outras coisas como o trabalho fora de casa e a família: filhos, marido, pai, mãe etc. Isso faz com que elas deixem de se cuidar e assim aumenta as doenças entre elas. Apesar da vida agitada, as mulheres não podem se descuidar e deixar a questão da saúde em segundo plano - destacou enfática a palestrante.

O evento no Clube dos Servidores foi organizado pelo diretor-social do Siemaco-Rio, Marcos Ferreira e contou também com a presença do vice-presidente da entidade, Gilberto Cesar Alencar. Antes da palestra foi servido um farto café da manhã aos trabalhadores do segmento de asseio e da Comlurb. O grupo musical "Chegando de Surpresa", composto por garis músicos, abrilhantaram o evento tocando e cantando uma divertida adaptação da música "Show das Poderosas", da cantora Anitta. Ao final do evento foi realizado sorteios de brindes.

A programação do Outubro Rosa do Siemaco-Rio se estenderá no próximo dia 18, a partir das 9 horas, na LRO Superintendência, Regional Oeste, na Estrada do Magarça, em Bangu. E no dia 23 as ações serão no Largo da Carioca, também a partir das 9 horas, onde serão oferecidos entre outras atividades, serviço de designer de sobrancelhas para as mulheres e serviço de barbearia para os homens, através de equipes de profissionais do instituto Embelleze.

Evento conta com o apoio da Nova Rio

Diretoria, funcionários e trabalhadores participaram da missa na Igreja dos Capuchinhos que marcou o aniversário do SIEMACO-RIO

A Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte do Rio, foi o palco para nossa categoria celebrar, com muita fé e devoção, os 67 anos de fundação do nosso Sindicato. A missa enalteceu as inúmeras conquistas da categoria ao longo desses anos e o nosso fortalecimento contínuo, ao mesmo tempo em que renovou nossas forças para as lutas futuras.

Vários dos presentes também aproveitaram para participar da comunhão e agradecer o ano de vitórias e conquistas, como a medição da insalubridade e o pagamento do PCCS a milhares de trabalhadores. Nem a falta de energia momentânea na igreja retirou o brilho da cerimônia.

O presidente Manoel Martins Meireles se mostrou feliz ao celebrar quase sete décadas de existência da entidade.

"Em todos esses anos de sindicalismo, eu e minha diretoria só temos a agradecer em preces todas as lutas, vitórias e conquistas", ressaltou.

Página 1 de 41